quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A atuação da moda no movimento hippe.

Esse post é dedicado a você que é amante dos hippes, e que além de admirarem essas roupas lindas, super florais e bem leves , deciframos toda o surgimento deles e a grande importância que eles tiveram para a moda atual.


A moda contemporânea é bastante democrática. Hoje, existem várias tribos com estilos diferentes, mas nem sempre foi assim, Desde o seu surgimento no Ocidente até meados do século XX, a moda simbolizava um mundo hierarquizado e verticalizado, ou seja, era dividida entre classes que ditavam e classes que copiavam a moda. A partir da segunda metade do século XX essa hegemonia deu lugar à pluralidade e à diversidade de estilos. O ideal de juventude ganhou destaque e passou a ser referência para a produção da moda.Com o surgimento da cultura juvenil, vários movimentos surgiram ligados a essa transformação estrutural e modernização social ocorrido após a segunda guerra. A partir dos anos 60 os movimentos juvenis apareceram com foco de contestação contra a ordem política, cultural e moral.

O movimento hippie foi uma das ações mais marcantes daquela época. Era um comportamento coletivo de contracultura, disposto a oferecer uma visão de mundo inovadora e distante dos valores da sociedade capitalista. Em sua grande maioria jovem, os hippies abandonavam o conforto de suas casas para viverem em comunidades coletivas ou de forma nômade, com sons, drogas alucinógenas, da agricultura e de troca de favores. O famoso lema “paz e amor” sintetiza bem a postura política dos hippies, que defendiam o amor livre e era contra todas as guerras (principalmente a Guerra do Vietnã).
                                      
Junto ao movimento negro, os integrantes dessa geração discutiram questões políticas relevantes e mobilizaram uma enorme quantidade de pessoas, lutando pela ampliação dos direitos civis e o fim das guerras que aconteciam naquele momento. Entre os confrontos do movimento hippie podemos destacar a “Festa da vida” que ocorreu na Convenção Nacional Democrata,em agosto de 1968, na cidade de Chicago, onde os hippies contestavam o cenário político norte-americano e chegaram a lançar um porco como candidato a presidente dos EUA.

                                                       
No Brasil, esse movimento não foi tão intenso como nos EUA devido à repressão do Governo na época. O mais próximo dos hippies que aconteceu no Brasil foi o Tropicalismo, movimento cultural que surgiu no final da década de 60, com objetivos sociais e políticos e que teve como principal manifestação a música. Em pleno regime militar, a ditadura perseguiu os Tropicalistas, prendendo alguns artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso, que foram exilados por apresentarem críticas contrárias ao modo de governo em suas músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário